5 dicas para vencer a procrastinação no trabalho

5 dicas para vencer a procrastinação no trabalho

Certamente alguma vez na vida você já abriu mão de alguns afazeres no trabalho para se entregar à procrastinação. Mas você sabe o que ela é, por que acontece e o que é preciso para vencê-la?

Todos nós, em algum momento da vida já lutamos contra esse comportamento, essa crise de improdutividade que de repente leva embora aquela empolgação pelo trabalho.

E para piorar a situação, a procrastinação tem acontecido com muita frequência no mundo moderno, quando o advento da tecnologia vem roubando a nossa concentração e até mesmo a motivação.

Mas por que será que isso acontece?

Para entender melhor essa ausência de produtividade, é necessário compreender suas causas e consequências no ambiente organizacional.

Procrastinação, o que é

A procrastinação nada mais é do que a ausência de produtividade e criatividade, um problema muito comum nos dias atuais, mas que pode acabar tendo graves consequências tanto para a empresa como para o colaborador.

Profissionais das mais diversas áreas e empresas, ambos nos mais variados setores têm apresentado quadro de procrastinação ao menos uma vez de maneira considerada grave ou recorrente.

E é justamente no ambiente de trabalho que ela pode vir a ter consequências que poderão vir a comprometer a vida profissional, abalando a imagem do colaborador.

Ela afeta de tal maneira a produtividade, que é muito comum pessoas fracassarem em projetos nos quais vinham se dedicando há algum tempo.

Inclusive, para entender melhor sobre o assunto, vale muito a opinião de uma especialista e algumas dicas que também são muito valiosas, como a do professor e psicólogo Felipe de Souza.

Pensando nisso, destacamos 5 dicas para vencer a procrastinação no trabalho.

1 – Mantenha as distrações sob controle

Comece a se desvincular de tudo aquilo que não diz respeito ao seu trabalho e que costuma lhe tirar do foco.

Uma das coisas que mais têm atrapalhado a vida das pessoas em termos de produtividade é o uso do celular. Quando não regrado, tende a se tornar um vício que só domina seu tempo, fazendo você gastá-lo inutilmente.

Portanto, esqueça as redes sociais, a mensagem no grupo de amigos, o vídeo engraçado e outras distrações que podem e devem ficar pra depois. Mantenha o foco no que realmente importa no momento: o seu trabalho.

2 – Estabeleça uma rotina

Se há algumas tarefas que já são comuns ao seu dia a dia, que tal começar a organizá-las?

Crie uma lista de atividades a serem seguidas em uma ordem que ajude a otimizar o trabalho. Mantenha o foco nessas atividades uma a uma.

Se possível, marque o tempo que você leva para concluir cada tarefa, para que você possa ter um maior domínio dos seus prazos.

Mas cuidado: não confunda otimização dos prazos com ausência de qualidade. Faça tudo da melhor maneira, com a mesma responsabilidade de sempre ou até mais do que antes, afinal, o sucesso do seu trabalho depende disso.

3 – Programe suas pausas e períodos de descanso

Sabia que até para descansar é necessário haver organização? Quem diria, hein? Mas é isso mesmo.

O descanso também deve fazer parte da sua programação de trabalho, portanto deve estar incluído no planejamento.

Estipule prazos curtos intercalados a algumas horas de trabalho (se a empresa for flexível a isso, claro) e procure manter-se fiel ao tempo estipulado. Isso ajudará a manter a produtividade.

4 – Determine as suas metas e trabalhe para alcançá-las

Quer uma ótima maneira de evitar a procrastinação? Determine você mesmo metas a serem alcançadas.

Claro que elas devem estar dentro da realidade da empresa e do seu trabalho, mas experimente fazer isso adequando à sua rotina de tarefas.

Estipule metas a curto e longo prazo, assim como seus prazos e trabalhe para conseguir cumpri-los. Isso mantém longe a sua procrastinação e ainda te mantém bem na empresa.

Acredite, dessa maneira você só tem a ganhar.

5 – Mantenha-se atualizado no mercado

Sim, isso ajuda a evitar a procrastinação. Quando você se qualifica e se mantém atualizado, a sua motivação também aumenta, além das ideias fluírem melhor.

Faça cursos de especialização, assista a palestras, leia muito sobre todos os assuntos relacionados ao seu trabalho e a produtividade. Isso ajudará bastante e com o tempo você perceberá que os resultados foram os mais positivos possíveis.

O grande segredo para vencer a procrastinação

Um grande segredo para vencer a procrastinação é ser apaixonado pelo que você faz. Isso mesmo. Ame a sua profissão. Se você não gosta ou não se identifica com o que faz, talvez seja hora de mudar de ramo.

Nunca é tarde para recomeçar. O que vale mesmo é estar feliz com a profissão e fazer o se que ama. Quando há paixão pelo trabalho não há lugar para a procrastinação.

Gostou do texto? Continue nos acompanhando que em breve te ajudaremos a resolver esse problema de uma vez por todas.

Compartilhe conosco a sua opinião! Ficaremos felizes em saber mais sobre você.

Vander Nascimento

Vander Nascimento é profissional de Marketing e atua como consultor de Otimização de Sites e Funil de vendas, Impulsionador de negócios através do Marketing Digital apaixonado por produtividade pessoal.
Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: