Porque organizar seu processo de vendas vai aumentar as receitas

Porque organizar seu processo de vendas vai aumentar as receitas

Cuidar do desempenho de sua equipe de vendas é um desafio constante. Para que se tenha êxito, ter o “controle” dos processos e de tudo que acontece é essencial. Antes de entrarmos propriamente nos benefícios da organização no seu dia a dia de vendas, vamos falar sobre as etapas de um processo de venda.

Passo 0: Sistema de organização
Antes de entrarmos efetivamente nos benefícios de se ter uma gestão organizada da sua empresa, é preciso entender que o ponto chave, o ponto de partida de tudo é ter um Sistema de Organização que seja de fácil manuseio e acesso. Existem centenas de formas de se fazer isso inclusive com adaptações às suas necessidades. Conheça algumas delas nos nossos episódios https://soundcloud.com/producastpodcast/

 

Um sistema confiável será fundamental para suas tomadas de decisão!

 

Passo 1: A hora certa
Você precisa saber muito bem quando começar. Isso é tão importante quanto começar! Esperar o final de janeiro para ver que o mês não foi bom não é uma boa estratégia. O seu plano de ação de vendas deve começar no início de novembro, de preferência, e ter sempre uma alternativa, um plano B caso algo não caminhe como planejou.

Passo 2: Uma boa análise
Se você não se organizar e manter todo o seu histórico sempre atualizado e ao seu alcance, como você fará uma análise de alguns pontos como:

  • Número de negócios acumulados: o que seus clientes compraram, de onde eles veem, e qual o valor médio de cada pedido.
  • Taxa de ganho – que é a sua taxa de vitória: quantas vezes você ganhou novos negócios quando confrontado com uma oportunidade real de vendas?
  • Quais os meses são mais propícios para as suas vendas?
  • Quanto cada cliente lhe custou no ano?
  • Ofertas de produtos: quais produtos e/ou serviços você terá para vender no próximo ano?
  • Quais são os novos produtos? Quais são os produtos com reajuste de preços?
  • Clientes existentes: quais clientes podem ter mais oportunidades de vendas exploradas?

 

Portanto, analise sempre o que passou para tomar qualquer decisão importante.

 

Passo 3: Defina as suas metas
Analisando essa base de informações e todo o histórico, é chegada a hora de estabelecer as metas para o que precisa realizar. E as informações que você tem são o ponto forte para definir corretamente as duas metas.

Passo 4: Estratégias
Ok, suas metas já estão definidas. Agora você já sabe como pretende atingi-las? Este momento é extremamente importante porque você precisa ter as informações certas, completas, num sistema confiável, para poder tomar as decisões certas. Caso contrário, o risco de você acordar todo dia correndo atrás do prejuízo, sem saber o que precisa ser feito será enorme. E não esqueça de algo também importante: estude os principais prospects, como estão os seus mercados, avalie o seu mix de produtos / serviços, seu preço…

Uma boa forma de gerenciar os seus projetos e suas táticas é com o Trello. Ouça o episódio que gravamos e falamos exatamente desse software.

Passo 5: Prepare as táticas
Leve em consideração os seus principais prospects do ano e identifique as principais oportunidades que vieram esse ano. Depois, prepare um plano tático para converter seus prospects em clientes no próximo ano. Não adianta atirar para todo lado e tentar fazer com que todos os seus prospects se transformem em clientes a todo custo. Isso pode ser perigoso e é praticamente impossível. As estratégias, invariavelmente, são diferentes para cada um deles.

Documente os resultados num sistema confiável que controle do processo de vendas e compartilhe os resultados com os principais profissionais envolvidos com a área. É importante todos remarem juntos e isso só acontecerá se eles estiverem com as mesmas informações.

Passo 6: Plano de ação
Muitas pessoas e empresas se preocupam muito com essa etapa, mas esquecem as anteriores. O plano de ação é fundamental, muito importante, mas quando todos os outros passos anteriores são feitos de forma correta, as chances de acerto do plano são muito maiores.

  • Pense em criar um calendário completo com datas e etapas a serem realizadas;
  • Dê-se tempo suficiente para executar o passo-a-passo do seu tempo;
  • Estabeleça métricas de sucesso e meça o desempenho do seu plano;
  • Monitore o seu desempenho semanal – importante e muitos negligenciam;
  • Preste atenção às oportunidades novas e inesperadas, mercados verticais, tendências do seu mercado e etc;
  • Se algo não está funcionando, não tenha medo de mudar, ou alterar o seu plano;
  • Mensure seus passos do plano de ação de vendas e faça ajustes;
  • Agora que você já sabe como iniciar o planejamento de vendas, comece a se debruçar pelos seus dados de vendas desse ano e a pensar estrategicamente em quais as oportunidades você quer atingir no próximo ano, pense nisso como em suas Metas de Ano Novo.

BENEFÍCIOS DE SE ORGANIZAR

 

Agora que você teve uma boa ideia de como Organizar um sistema eficaz de vendas, pode ver mais claramente os benefícios que isso trará para você e para a sua empresa. São eles:

  • O seu sistema de gestão é seu porto seguro. O que você precisar encontrar sobre um cliente, um prospect, uma venda, você sabe que estará lá – e de forma rápida;  
  • Você investirá tempo no que realmente importa – isso quer dizer que terá tempo para fazer outras coisas, seja na vida profissional ou pessoal;
  • Os seus ganhos vão aumentar, uma vez que saberá qual ou quais atitudes devem ser tomadas naquele momento, não desperdiçando tempo nem dinheiro;
  • Você saberá exatamente onde estão as propostas, os follows, os feedbacks, e tudo mais para fazer a gestão sem deixar passar uma informação importante que quase sempre é fundamental para fechar ou manter um negócio;
  • Outro ponto muito importante é que terá um acompanhamento completo de tudo que está aguardando resposta ou uma informação. Isso traz o benefício de você não precisar ficar com a cabeça cheia pensando nos retornos importantes que precisa dar;
  • As suas reuniões serão muito mais produtivas, mais curtas e objetivas, o que trará muitos benefícios na sua agenda;
  • Organizando os seus e-mails, você nunca mais esquecerá um e-mail para trás ou pior, vai guardar aquele monte de e-mails mas não sabe o que fazer e nem qual prioridade dar;
  • Enfim, você dormirá tranquilamente e sem preocupação de saber se vai lembrar de algo ou onde está aquele documento importante. Tendo uma boa gestão, você sabe exatamente onde encontrar o que precisa.  

Esses são apenas alguns dos benefícios que você terá na sua empresa ou no seu departamento se você tiver um sistema de organização e gestão para a sua empresa.  Se você gostou do texto, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude outros gestores que também precisam melhorar a sua gestão de vendas!

Quer saber mais sobre esse assunto? Então ouça o episódio que falamos sobre Como Organizar um processo de vendas com Trello! Clique e ouça agora mesmo!

 

 

 

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