Como ser mais organizado no ambiente de trabalho

Como ser mais organizado no ambiente de trabalho

A falta de organização no ambiente de trabalho pode ser algo muito prejudicial ao bom profissional, pois pode interferir diretamente na sua imagem com relação ao seu compromisso com os outros e com a empresa.

A questão da organização interferir na imagem se reflete quando não conseguimos conciliar horários, quando não temos cuidado em guardar adequadamente documentos importantes etc.

Desta forma, não é só uma questão de perfeccionismo, mas de saber ter o mínimo de cuidado com o que é importante, além de facilitar bastante o dia a dia das pessoas.

Quais as atitudes para resolver a falta de organização no ambiente de trabalho?

Existem muitas formas de se organizar um ambiente de trabalho, porém nem sempre as pessoas têm conseguido estabelecer um hábito em realizá-las e, talvez, seja essa a principal problemática, estabelecer uma rotina.

Abaixo listamos algumas dicas para que sejam incrementadas em sua vida profissional:

  1. Acorde cedo – Sabemos o quanto é difícil essa tarefa, mas o hábito de acordar cedo, permite que você tenha mais tempo para se preparar para o seu dia, sem que esqueça coisas importantes para resolver;

  2. Tenha uma lista de tarefas – A lista de tarefas pode ser acrescentada como uma forma de ter uma ideia do que se precisa fazer naquele dia, afinal, não lembramos de tudo, pode ser em papel ou em aplicativos; Se quiser saber mais sobre um bom software para gestão de suas tarefas leia esse artigo que ele vai te ajudar: Por que adotar o Todoist como lista de tarefas?

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  1. Tarefas divididas por prioridades – É importante que ao realizar uma lista de tarefas, estas sem descritas por prioridade, ou seja, das mais urgentes até as menos importantes;

  1. Não acumule tarefas demais – É necessário que as tarefas sejam divididas de modo que não sobrecarreguem você, como também, é preciso fazer uma coisa de cada vez, para não se perder;

  1. Tenha intervalos – Entre as atividades, é importante estabelecer um pequeno descanso, isso ajuda a melhorar a concentração. A técnica também é conhecida como pomodoro, a cada 25 minutos, descanse 5 minutos;

  1. Evite distrações – Sabemos como as nossas mídias sociais no celular nos chamam a todo momento, mas evite-as durante as tarefas, reserve um tempo específico para isso;

  1. Analise seu desempenho – Identifique se todas as tarefas foram cumpridas, se sim, comemore.

Alguns hábitos que ajudam a manter a organização no trabalho

Como mencionamos, a rotina é importante para o nosso dia a dia, pois a partir dela podemos desenvolver o hábito. E quando temos um hábito, fazemos as coisas meio que automaticamente, de forma natural.

Muitas pessoas odeiam a palavra rotina, mas a realidade é que precisamos dela, pois é algo que nos ajuda a ter uma noção do que se precisa fazer naquele dia, sem que esqueçamos algo relevante.

Então, para que possamos estabelecer hábitos saudáveis na nossa vida profissional, precisamos primeiro melhorar a nossa vida pessoal. Seguem alguns hábitos importantes:

  1. Organize um tempo para algo que lhe dê prazer – Pequenos intervalos durante o trabalho para realizar algo que lhe dê prazer é importante, por exemplo, tomar um café, dar uma volta, conversar com colegas etc.;

  1. Mantenha sua saúde em dia – Sua saúde é primordial, por isso, é importante cuidar dela, faça exames rotineiros anualmente;

  1. Boa alimentação – Procure manter uma alimentação saudável, pois é importante para a sua disposição, melhorar sua memória e raciocínio;

  1. Pratique exercícios – Não é preciso ser uma academia, uma pequena caminhada, algo que lhe proporcione prazer já é o suficiente.

  1. Reserve um tempo para você e sua família – É de suma importância que tenhamos um tempo com nossa família e também consigo mesmo, afinal, são esses momentos que fazem o nosso dia valer a pena.

Conclusão

Talvez muitas pessoas não tenham ainda tanta clareza ou maturidade para compreender que a organização profissional é algo que não deve ser tido como um diferencial, mas é algo deve ser tido como básico.

A falta de organização no ambiente de trabalho pode acarretar em muitas situações sérias que podem prejudicar a imagem da empresa e, principalmente, a sua imagem como profissional sério e competente.

Se quiser saber mais sobre esse assunto, leia nosso artigo “5 passos simples para você lidar com a falta de organização da sua empresa” http://bit.ly/organizacao-da-empresa

Vander Nascimento

Vander Nascimento é profissional de Marketing e atua como consultor de Otimização de Sites e Funil de vendas, Impulsionador de negócios através do Marketing Digital apaixonado por produtividade pessoal.
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