Procrastinação no trabalho, o que é e como vencer

Procrastinação no trabalho, o que é e como vencer

Você já deixou alguma vez a procrastinação no trabalho te dominar? Ou melhor, você sabe o que é a procrastinação e o que é preciso fazer para vencê-la?

Certamente você já foi acometido em algum momento da sua vida por esse comportamento.

Isso mesmo, a procrastinação acontece com mais frequência do que a gente imagina, e, se a gente não tomar cuidado, ela acaba tomando demais o nosso tempo e levando embora toda a nossa produtividade.

O que é a Procrastinação no trabalho

A procrastinação trata-se de um problema que tem afetado profissionais de todas as áreas e idades, da microempresa às multinacionais e nos mais variados setores.

Ela também está presente na rotina de estudantes, artistas e de todas as pessoas, de um modo geral, mas é no ambiente de trabalho que ela pode vir a ter consequências mais graves.

Ela afeta diretamente a produtividade do indivíduo, podendo muitas vezes levar ao fracasso de muitos projetos e até mesmo da vida profissional, de um modo geral.

A procrastinação acaba estando diretamente ligada a algo chamado gerenciamento de tempo. Na verdade, ela é resultado da ausência desse gerenciamento somada a uma série de outros fatores.

Ela acontece quando você passa a adiar tarefas e a se (des)ocupar com atividades aleatórias ou mesmo distrações que nada têm a ver com o trabalho.

Por que a procrastinação acontece?

Há vários fatores que podem levar à procrastinação e ela também acontece em níveis diferentes de intensidade.

Casos simples de procrastinação

De um modo geral é até natural que ela aconteça em um momento de falta de criatividade ou após algum fator externo que possa ter de alguma maneira afetado a rotina de trabalho, por exemplo.

Talvez um dia você não acorde tão disposto assim ou está executando uma parte do trabalho com a qual não se identifica. Isso acontece de vez em quando, não?

Casos mais graves de procrastinação

Em circunstâncias mais específicas a procrastinação pode estar diretamente relacionada a situações mais graves, que podem inclusive precisar de tratamentos ou cuidados específicos.

Uma dessas situações é quando ela decorre do estresse, de um quadro depressivo ou outros fatores emocionais, por exemplo.

Se a sua mente está atribulada com outros problemas e eles interferem no seu cotidiano, nas suas emoções e sentimentos, consequentemente isso também refletirá no ambiente de trabalho.

O mais importante é reconhecer o problema e buscar ajuda profissional o quanto antes, pois caso adiado, isso pode se tornar cada vez mais desgastante e acabar acarretando problemas maiores tanto para você como para a empresa.

Consequências da procrastinação no trabalho

Há muitas consequências que você acabará enfrentando caso a procrastinação se torne algo constante na sua rotina de trabalho.

Um dos primeiros fatores é a diminuição da sua produtividade, o que consequentemente te levará a ter problemas com as pessoas de nível hierárquico maior que o seu.

As cobranças aumentarão e o clima poderá ficar pesado, pois outras pessoas dependem do seu trabalho para darem continuidade ou executarem o delas.

Outra parte que pode vir a se complicar é a sua relação com os colegas, pois eles podem se sentir diretamente afetados com a sua baixa produtividade e passarem a ter que trabalhar mais para cumprir as metas da equipe, por exemplo.

Tudo isso, se não conversado ou buscada alguma solução junto à empresa, pode chegar ao extremo da sua demissão. Por isso, fique atento aos sinais e observe se isso acontece com frequência ou se apenas às vezes.

Como vencer a procrastinação no trabalho

Se a sua procrastinação não possui causas mais graves e é apenas resultado de descuido ou falta de organização, as dicas abaixo podem te ajudar a vencer esse problema e passar a produzir tão bem como antes.

• Evite o uso de celular com finalidades pessoais durante o expediente. Troca de mensagens e acesso às redes sociais consomem tempo e levam embora a sua concentração e produtividade.

• Evite falar com os colegas sobre assuntos demasiadamente pessoais. Isso acaba prolongando a conversa e fazendo disso uma rotina diária desnecessária dentro do ambiente de trabalho. Deixe o assunto para além do expediente.

• Controle o tempo das pausas e pause o trabalho o menos possível. É muito comum que as pessoas façam pequenas pausas para um lanche ou mesmo para fumar durante o expediente. Porém, cada pausa tira o foco e compromete a produtividade. Saiba administrar bem o seu tempo.

Seja administrador do seu tempo e de si mesmo

Há situações que somente você pode controlar, embora a ajuda de alguns profissionais possa fazer a diferença. A psicóloga Ingrid Machado fala um pouco sobre isso nesse artigo. Portanto, ao perceber que a procrastinação está atrapalhando a sua vida, comece a agir.

Seja administrador de seu tempo e de si mesmo. Estude, pesquise, se qualifique para avançar nesse sentido, mas nunca, jamais se entregue à procrastinação. O sucesso da sua carreira vem com o tempo a ela dedicado e não com o que você desperdiça. Pense nisso.

Você também perde tempo demais procrastinando? Continue nos acompanhando que em breve te ajudaremos a resolver esse problema de uma vez por todas.

Vander Nascimento

Vander Nascimento é profissional de Marketing e atua como consultor de Otimização de Sites e Funil de vendas, Impulsionador de negócios através do Marketing Digital apaixonado por produtividade pessoal.
Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: